O Espaço Volume 10 deu mais um grande passo no dia 23 de maio, com a realização de seu primeiro Sarau. Neste evento, ampliaram-se os limites da música, com a apresentação do livro “mulher moderna tem cúmplice”, da escritora e jornalista Cláudia Canto, e o início da campanha para arrecadação de livros.
Foi uma grande satisfação para nós termos mais de 100 pessoas que passaram pelo Espaço neste dia, e com ótima repercussão em nossa pesquisa de opinião (anônima) realizada no local.
Um sarau é uma reunião festiva, onde ouve-se música, recita-se trechos de livros e/ou poesias próprias, expressa-se sobre temas atuais e relevantes a todos, ou seja, uma total liberdade de expressão para toda a arte, desde o grito de emoção e liberdade até cantar algo que te agrada. E para aqueles que não conheciam, teve ótima aceitação, pois viram que, ao mesmo tempo em que eram espectadores, também faziam parte do show. Este tipo de evento é realizado em outras partes de São Paulo, como o Cooperifa, na zona sul.
No local, foi instalado um varal, onde estava penduradas letras de músicas, como de Chico Science e Arnaldo Antunes, como trechos de obras e poemas de Machado de Assis, João Cabral de Mello neto, e a assim por diante.
Quanto às apresentações, tivemos artistas locais, como Roberto Leal, músico e poeta que levou suas palavras ao conhecimento de todos, quanto Regina Tieko, que veio de outra região da cidade, cantora acostuma a se apresentar em Saraus pelo centro da cidade, que apesar de seu sobrenome, nos apresentou um pouco de cultura africana, cantada em idioma local. Este foi um momento ímpar para todos! Tivemos também o desabafo de moradores, como do Daniel, morador do bairro há 15 anos, que falou sobre os problemas de transporte do bairro, e dona Ivone, mais emotiva, relatou sobre sua admiração, proximidade e respeito às pessoas.
E, como grande final, Cláudia Canto fez um relato sobre seus ideais e aspirações que a levaram a escolher o jornalismo, sua viagem à Portugal e dificuldades que passou por lá, retorno ao Brasil, seus dois livros anteriores, e sua nova obra, que descreve a realidade do universo feminino, como a violência, o medo, os desejos, através da paixão de um homem por uma mulher misteriosa e que desencadeia seus instintos mais reprimidos.
Faremos um novo Sarau neste mês, no próximo dia 20 de junho, onde teremos como pano de fundo, a temática junina. Como disse anteriormente, o palco é livre para toda e qualquer tipo de expressão, o que incluiremos será alguma poesia de cordel, letras de música para festa junina, além da venda de quentão, vinho quente, pipoca, etc.
Infelizmente, o texto é insuficiente para mostrar a grandiosidade que foi esse evento, por isso, convido a todos para ver e participar de uma grande festa para artistas e público em geral no próximo dia 20.
Um grande abraço e até mais!!
Lucio Padrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário