segunda-feira, 24 de novembro de 2008

¿Hablás español? - Parte I

El ingenioso Don Quijote de la Mancha



Ao ser questionado sobre qual banda ou artista você está ouvindo, geralmente temos como resposta algo novo no cenário alternativo ou na grande mídia, até aqui nenhuma novidade, mas o que gostaria de chamar a atenção é: em qual idioma? Em início cito o português, por ser nosso idioma oficial, e a lista continua com o inglês, às vezes em maior número que as bandas nativas, devido ao forte mercado consumidor e exportador musical tanto britânico quanto americano. E em espanhol? Quanto você ouve ou conhece?
Recordo-me que, em minha infância, meus pais ouviam um LP (bolachão para os íntimos) do Fagner intitulado "Traduzir-se", e nele havia uma canção chamada "Años", em dueto com Mercedes Sosa. Na época, nem sabia que esta era uma das mais importantes cantoras argentinas e de língua espanhola de todos os tempos, tanto por seu talento indiscutível quanto por suas posições políticas, mas eu gostava muito pela sonoridade, a forma de cantar etc. Enfim, havia um timbre e estilo muito diferente do que o mercado pop vendia.
Depois na adolescência e fase adulta, voltei a escutar em espanhol quando ingressei em cursos desta língua, comecei a perceber o tamanho de seu poder!! Até aquele momento, também pensava como muitos: que a música em espanhol era brega, melancólica, ou em ritmo alucinado. Mas, felizmente, mudei meu conceito e recordei que ouvia coisas deste tipo, e sim música com qualidade. Atualmente, não só eu como o mundo descobriu sua preciosidade, e para isto posso citar o cantor uruguaio Jorge Drexler, que conseguiu a façanha de receber o Oscar de Melhor Canção Original (Al otro lado del río), pelo filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles. Esta foi a primeira canção em espanhol a ganhar um Oscar, em 2005.
Os exemplos citados anteriormente não são isolados em parcerias entre as línguas portuguesa e espanhola. Nos anos 90, Fito Paez (argentino), fez uma participação especial no Titãs - Acústico, sendo este um dos programas de maiores sucessos da série gravado pela MTV. E por falar em acústico, Julieta Venegas (Mexicana) participou em 2006, como convidada de Lenine em seu acústico, com a música "miedo", e retribuiu a gentileza com os brasileiros este ano, ao gravar seu próprio acústico, com a participação de Marisa Monte na música "ilusión".
Até agora citei apenas as parcerias, mas vale também ressaltar que quando olhamos para o outro lado, vemos que não existe tanta resistência quanto aqui, prova disto é o grande sucesso que Paralamas do Sucesso e Skank fazem, principalmente, na Argentina.
Para não ficar uma leitura tão cansativa, abordarei na segunda parte o trabalho de alguns artista que merecem atenção, pois o assunto é muito extenso e merece uma dedicação especial para não cometer excessos ou pecar pela ausência de citações. Em nosso Profile no orkut, colocarei vídeos para provar que todo este talento existe! Espero que apreciem "con mucho gusto" este tema. ¡Hasta luego!

Sugestões para pesquisar e ouvir:
Orishas
Buena Vista Social Club
Julieta Venegas
Jorge Drexler
Fito Paez
Kevin Johansen

Nenhum comentário: