terça-feira, 4 de novembro de 2008

Conheça a Banda Moskolevô

Da esquerda para a direita: Flávio, Magrelo, Michel, Frank e Evandro.



Nesta semana, procurei conhecer um pouco mais sobre a banda Moskolevô, em uma entrevista com Magrelo (vocalista) e Evandro (guitarrista), realizada por mim e o Johnny (Fusa). Em um bate-papo entre amigos com duração de uma hora, eles falaram sobre a banda, estilo musical, influências, público, novo trabalho, etc.

A banda tem 9 anos e, segundo um dos perfis no Orkut da banda (isso mesmo, eles têm dois perfis, pois o primeiro está lotado!), o significado de Moskolevô “...é uma gíria antiga dos skatistas. É o mesmo que vacilar e alguém tomar proveito disso pra passar por cima de você.”  Tem como formação atual: Magrelo (vocal), Evandro (guitarra e vocal), Flávio  (guitarra), Frank (contra-baixo) e Michel (bateria). O que não podemos deixar de lado é que tanto o Magrelo, como o Michel (ambos desde a primeira formação) são skatistas, o que contou bastante para a energia e empolgação que a banda transmite, sem se apegar a modismo. Neste período, eles se apresentaram em shows pela Metropolitana FM, 89 FM e abertura de outras bandas.

Segundo Magrelo, a banda segue um estilo hardcore com influência californiana (por exemplo Pennywise), e em suas letras, as quais são todas em português, disse que “... a língua é essencial pra poder transmitir as idéias ...”, além de usar uma definição interessante, dizendo que fazem “... os sons da rua para nossas ruas...”, pois cantam o cotidiano de todos de forma bem objetiva, sem pregar caminhos certos e absolutos, mas que também “brincam” com algumas letras, quando mesclam essa brutalidade da vida com estórias fictícias. Os responsáveis pelas composições são o Evandro e o Magrelo.

Ao questionar sobre as influências pessoais, o Magrelo disse que ouve atualmente Rappa, Rage Against the Machine, e cita o Michel, que ouve Zeca Pagodinho; Frank, que ouve Metallica, Charle Brown Jr., CPM 22 e Joe Satriani; e o Evandro comentou que escuta  The Clash, The Police, Jorge Vercílio e Sublime. Evandro comentou sobre ”...  deixar um pouco de lado agradar a banda e sim o público, ter musica que chegue ao ouvido delas. Ouvir até o que não gosta, para ter referência...” .Com isto,  dizem que o músico deve “... saber lidar com a crítica, correr o risco...”.

            Não poderia deixar de perguntar quais os prós e os contras deste “caldeirão”. Magrelo cita como ponto positivo: “... perceber o que precisa ser feito na música...”, quando há a necessidade de uma “pegada” mais hardcore ou ska, que ele cita como exemplo Sublime; e negativo: “... a divergência musical...”, pois, de alguma forma, todos tentam incluir suas influências na música. E Evandro também completou com um pensamento muito firme e condizente com seus objetivos: “... mais que estilo, é a escolha de tocar música ...” .

E para viver isso, deve-se haver uma dedicação tanto coletiva (banda) como individual (integrante). Neste assunto, Evandro disse que há descentralização dos afazeres: música, divulgação, agenda, etc. Além disso, disse que vale a pena estudar o instrumento que toca, mas alerta: “...  Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Se for virtuoso é chato, se nem está nem aí, pode se tornar ruim ...”.

Nesta dedicação, outro assunto complicado é o ensaio. No Moskolevô, há maleabilidade, ou seja, pode haver a falta de um integrante, mas com aviso prévio. E colocam que há regras que devem ser seguidas, uma delas, o horário (este é um tormento para muitos!).

E para aqueles que acompanham o cenário musical, percebem o quanto se movimenta e expande o cenário independente. Ao questionar sobre este tema, Magrelo disse que o mercado underground é bom, se houver uma boa divulgação, e há shows sempre, mas ressalta: é difícil conseguir um grande cachê igual às “bandas de mídia” (bandas que aparecem freqüentemente em programas de TV e rádio) ou até vender o próprio CD em seus shows, mas apesar desses obstáculos, vive o que gosta de fazer.

Ele completa que a opção por tocar composições próprias, torna o caminho mais longo, mas não vê nada contra o cover, principalmente por que, às vezes, representa as influências (o moskolevô  tem forte influência dos anos 90 e do cenário underground). Se houvesse um ganho fixo, mesmo sendo pouco, poderia optar em viver da banda, e ainda completa que “... o cenário independente anda devagar e pra frente  ...” . Fato que chamou a atenção foi o comentário ao dizer do prazer do reconhecimento do público, quando as pessoas os vêem e os cumprimentam por algum show que fizeram. Nada mais justo pelos anos de estrada, e mostra a vida existe no mundo underground.

            Falando em trabalho, eles lançaram um EP em abril deste ano, o qual eles definem como resumo do Moskolevô: entradas e saídas de integrantes, muitas coisas criadas e/ou decididas no estúdio, problemas pessoais dos integrantes durante a gravação, razão que acreditam que houve o fortalecimento dos integrantes, pois, nesta fase, o mundo era deixado do lado de fora. Este trabalho teve duração de 6 meses, com produção da banda. E há material para um CD novo, para o final do próximo ano com aproximadamente 12 faixas.

Ao final da conversa pedi para que eles deixassem uma palavra para todos e me deixou uma impressão de qual a imensa dedicação destes músicos para sua banda quando Magrelo disse: “como músico, é você persistir”; e Evandro: “Suor, sangue e inspiração. Acordo música, respiro música e durmo música”.

Muita sorte e muitos shows para a banda e seus integrantes!


Lucio Padrini


Para conhecer mais a banda ou ouvir o CD, basta clicar em algum dos endereços abaixo:

Site oficial: http://www.moskolevo.com

Perfil No Orkut I:  http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4859171384202844772

Perfil no Orkut II: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=9087019193794526634

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=6331585

Palco MP3: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/moskolevo

Bandas de garagem: http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/musicas.php?id_banda=8574

Um comentário:

Unknown disse...

O Lúcio e João saõ uns caras além de profissionais são ótimos amigos,por isso que essa máteria com a banda Moskolevô foi uma ideia descontraida e objetiva ao mesmo tempo...sorte Volume 10!!!